AGUAS DE SCHROEDER

Os serviços de abastecimento de água são de responsabilidade da Secretaria de Saneamento e Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de Schroeder,sendo composta pelo setor “Águas de Schroeder”, responsável pela execução desses serviços, conforme estabelecido pela Lei Complementar nº 62/2008 e seus regulamentos pelo Decreto nº 1941/2009.

A captação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Schroeder é 100% por adução, onde a captação até a Estação de Tratamento de Água ocorre em três pontos do município: Rio Macaquinho,  Rio afluente do Rio Bracinho (Estação de Energia CELESC) e Rio Bracinho..

Funciona em Schroeder uma estação de tratamento de água convencional, onde o sistema de filtração é realizado por dois sistemas diferentes: através de três filtros lentos descendentes e outro através de um filtro rápido composto por duas células com capacidade de 12,5 L/s cada, totalizando 25 L/s de capacidade.


Conforme aponta a Portaria 2.914 do Ministério da Saúde de 12 de dezembro de 2011 (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011),(...)  toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração. Na Estação de Tratamento de Água em Schroeder, a desinfecção ocorre com a dosagem do hipoclorito de sódio e a coagulação ocorre com a dosagem de sulfato de alumínio. Ainda, a fluoretação ocorre com a adição de ácido fluossilícico. Além disso, a cada duas horas, tecnicos especializados fazem testes em laboratório para controle da qualidade da água.